16/10/2010

Ah,O AmOr!!

Que a vida é feita de escolhas, não resta dúvida. Escolhemos a todo o momento, seja consciente ou inconscientemente. Inclusive, até a decisão, também consciente ou não, de não escolher, é uma escolha. E algumas vezes, uma das mais perigosas!
Acontece que, por falta de autoconhecimento ou até mesmo por medo de descobrir que o momento é de esperar e de não saber lidar com a ansiedade dessa espera, muitas pessoas se deixam escolher e depois simplesmente se lamentam pelas conseqüências, como se nada pudessem ter feito.
Quando se trata de relacionamentos amorosos, a preferência por se deixar escolher é mais frequente do que imaginamos. Talvez seja a razão por que tantas pessoas se dão conta, depois de algum tempo, do quanto poderiam ter evitado algumas catástrofes emocionais se tivessem sido mais imperativos no momento da escolha, se tivessem dado ouvidos à sua intuição ou aos sinais que a vida mandou... Porque ela sempre manda!
Sim, é verdade que existe um dito popular avisando que “quem muito escolhe acaba escolhido”. Entretanto, o lembrete serve para nos alertar sobre o excesso de críticas, o orgulho exagerado ou a análise que paralisa, que impede a tomada de decisão.
Ou seja, o ideal é aprender a calibrar o coração para que não haja nem negligência no ato de decidir se é hora de exercitar o amor ou de esperar, nem um medo sem sentido de tentar de novo. Pessoas carentes demais, que aceitam qualquer relacionamento para aplacar seu pavor de ficar só e ter de encarar a si mesmo e suas limitações, certamente vão terminar e começar relações sem se questionarem qual o aprendizado, qual o amadurecimento para um futuro encontro que seja mais satisfatório e harmonioso.Por outro lado, pessoas críticas demais, orgulhosas demais ou que morrem de medo de se entregar a uma relação e vir a sofrer, também pagarão um preço alto, muitas vezes amargando a solidão e se privando da alegria e do privilégio de vivenciar o amor.
Tenho muito claro para mim hoje o que realmente desejo viver quando o assunto é amor...O que tem para oferecer? Quando me sentir preparada para lidar com as dificuldades que vêm à tona num relacionamento, sejam elas ciúme, insegurança, falta de autoestima, ausência do outro, diferenças de ritmo, etc.? Quando já aprimorei minha habilidade de me comunicar, de falar sobre o que sinto, o que quero e, principalmente, de ouvir o outro e tentar uma conciliação sempre que necessário?
Realmente acredito que mereço viver um amor baseado na confiança, na lealdade e na intensidade. Acredito que possa existir um amor assim! Pode apostar: Se Eu não acreditar nesta possibilidade, dificilmente vou viver uma relação que valha a pena, simplesmente porque esta opção não faz parte do meu universo. E, por último, mais do que ansiosa ou distraída, mantenho-me tranqüila e segura de que o amor acontecerá no momento certo. Nem antes e nem depois. Não é preciso que Eu busque desesperadamente. Apenas vivo a partir do que existe de melhor em mim e permaneço presente, atenta ao que acontece ao meu redor. E todo o universo estará conspirando ao meu favor, porque, afinal de contas, nascemos para amar e sermos amados. "O amor não marca hora, nem lugar para acontecer.De repente ele chega e nada pode impedi-lo. O livre arbítrio está na opção de vivê-lo, ignorá-lo ou simplesmente racionalizar e deixar que o tempo lhe leve embora "

Um comentário:

ana dumas disse...

e viva o amor!!