21/07/2010

O valor da informação

Desde o ínicio da propaganda sobre a venda do CD do Pop Rock anos 90, transmitida pela rede Globo, nunca havia prestado atenção nenhuma sequer na divulgação. Mas ontem algo chamou minha atenção:" Maracatu Atômico" devido a história de Chico Sciences, na qual eu não sabia absolutamente nada há alguns dias atrás mas obtive  em uma das aulas na Oficina "a cidade faz upgrade" realizada pela produtora cultural Ana Dumas, e , em alguns segundos la estava Luana com a cabeça preenchida pela Vida, carreira estilo e até mesmo imagem do cara...Uma simples informação absorvida no decorrer do dia. A mim cabe somente agradecer a esta mulher Batalhadora , Guerreira , Sonhadora Ana que me fez despertar para o novo , a procura de maiores e mais  informações. E o que vale nisso tudo? A troca de experiência, do conhecimento adquirido , e , assim como ela também quero passar adiante o que aprendi , e, para vocês que buscam  sempre o novo , aqui esta , Quem foi Chico Sciences ??

Líder da banda Nação Zumbi e principal expoente do movimento mangue beat de Pernambuco, teve sua carreira precocemente abortada por um acidente de carro. Chico Science participava de grupos de dança e hip hop em Pernambuco no início dos anos 80. No final da década integrou algumas bandas de música como Orla Orbe e Loustal, inspiradas na música soul, no funk e no hip hop. A fusão com os ritmos nordestinos, principalmente o maracatu, veio em 1991, quando Science entrou em contato com o bloco afro Lamento Negro, de Peixinhos, subúrbio de Olinda. Misturou o ritmo da percussão com o som de sua antiga banda e formou o Nação Zumbi. A partir daí o grupo começou a se apresentar em Recife e Olinda e iniciou o "movimento" mangue beat, com direito a manifesto ("Caranguejos com Cérebro"). Em 1993 uma rápida turnê por São Paulo e Belo Horizonte chamou a atenção da mídia. O primeiro disco, "Da Lama ao Caos", projetou a banda nacionalmente. O segundo, "Afrociberdelia", mais pop e eletrônico, confirmou a tendência inovadora de Chico Science e Nação Zumbi, que excursionaram pela Europa e Estados Unidos, onde fizeram sucesso de público e crítica. O Nação Zumbi lançou um CD duplo em 1998, depois da morte do líder, com músicas novas e versões ao vivo remixadas por DJs.
E viva a informação!!!
By :  Luana Lima

3 comentários:

ana dumas disse...

q lindo, arrasou gata!!!!!
é uma alegria imensa pra mim compartilhar com quem tem fome de conhecer. sua participação na oficina foi muito valiosa, muito mesmo. vamos continuar nosso upgrade,q ele não para nunca.

ps: saudade de todos vcs!

ana dumas disse...

sua atitude de compartilhar o q vc descobriu sobre o mangue beat valeu todo a minha trabalheira nesse projeto. arrasou!!

Sol Almeida disse...

É isso aí, Lu...Muito bacana a matéria e suas palavras.
Grande beijo, parceira!